Blog
WAF: conheça os benefícios

WAF: conheça os benefícios


Pense no e-commerce em que você fez uma compra recentemente ou até mesmo no site da sua empresa. Agora imagine o tamanho do prejuízo financeiro se ele sofresse um ataque. Dependendo do porte da empresa milhões de reais podem estar em jogo ou até mesmo a continuidade dela no mercado. E esses são os principais riscos (incidentes cibernéticos e interrupção dos negócios) apontados por especialistas de 86 países, incluindo o Brasil, na pesquisa Allianz Risk Barometer 2019.

Afinal, o que é o WAF?

O WAF (Web Application Firewall) funciona como uma barreira e atua entre um site ou aplicativo e o restante da internet, bloqueando e protegendo uma aplicação web contra invasões, Spammers, DDoS, Injeções SQL, IPS com baixa reputação global, HTTP Smuggling, tag PHP aberta em páginas, Session Hijacking,direcionados à camada de aplicação. Seu principal objetivo é deter qualquer tipo de exposição de dados não autorizada em aplicações baseadas na web.

Monitorar, filtrar e bloquear

Essas são as ações que o WAF realiza de forma automática para impedir que o tráfego de dados potencialmente malicioso possa entrar em uma aplicação a partir de regras customizadas que protegem contra diversas ameaças como spammer, IPS com baixa reputação global, SQL Injection, HTTP Smuggling, tag PHP aberta em páginas, Session Hijacking, ataques DDoS.

Como o WAF protege contra ataques à camada de aplicação? 

O Web Application Firewall é implementado na proteção de sites e aplicativos como um proxy reverso, ele possui um filtro escalável que pode aplicar um conjunto de regras para uma conversa https, com o objetivo de proteger a aplicação e bloquear ataques comuns à camada de aplicação antes que eles alcancem os servidores de hospedagem.

Utilização

Além dele ser muito utilizado por e-commerces, ele é recomendado para qualquer tipo de site, blog e aplicativos de celulares, pois também protege contra manipulação de conteúdo exibido (pixação), por exemplo.

Benefícios de implementar um WAF

O WAF protege de forma customizada a camada de aplicação e otimiza custos, pois reduz o consumo de banda, infraestrutura e recursos operacionais, uma vez que filtra o tráfego proveniente de ataques que um site ou aplicativo recebe.

Resumindo: o Web Application Firewall aumenta a segurança, gera ganho de performance para o site ou aplicação e evita prejuízos financeiros causados por ataques. Implementar um WAF faz toda diferença!


Data de publicação:

11/01/2021

Compartilhar:

Confira também:

Saiba tudo sobre rede FTTH e seus benefícios!
Redes

Saiba tudo sobre rede FTTH e seus benefícios!

Leia mais

IoT: entenda os desafios
Cibersegurança

IoT: entenda os desafios

Leia mais

Cibercriminosos estão promovendo ataques DDoS em troca de Bitcoin
Ataques DDoS

Cibercriminosos estão promovendo ataques DDoS em troca de Bitcoin

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.