Passo a passo completo para configurar o BGP Monitor

Passo a passo completo para configurar o BGP Monitor

Resolva problemas de rotas BGP com agilidade, evite erros de configuração, seja alertado em casos de BGP hijack e incidentes.

Criação da conta

Para criar sua conta acesse o site: clique aqui. Preencha o formulário com seu nome, e-mail e uma senha segura. Responda algumas perguntas sobre seu perfil, aceite os termos de uso e confirme a criação da sua conta. Pronto! Sua conta estará criada e o acesso a ferramenta será realizado em seguida.

Onboarding - Primeira configuração

Para obter os benefícios de monitoramento do BGP Monitor você precisa realizar 4 passos simples. Para iniciar a configuração clique no botão INICIAR CONFIGURAÇÃO.

Configure para ter controle e visibilidade das mudanças de rotas BGP da sua rede.

Passo a passo

1 - Primeiro passo:

Adicione o Número do seu Sistema Autônomo (ASN). Dica: Utilize apenas números e não letras. Para este exemplo utilizaremos o ASN da UPX: 52863. Após alguns segundos, o nome do ASN será carregado automaticamente, porém, é possível alterar o nome de acordo com sua preferência.

Clique em CONTINUAR para o próximo passo.

Como adicionar número e nome do ASN.

Você irá monitorar diversos prefixos com o BGP Monitor. O plano TRIAL dá direito de monitorar até 5 prefixos de forma gratuita, durante 30 dias. Nesta primeira configuração você precisa indicar apenas 1 prefixo para seguir adiante e depois poderá continuar adicionando mais prefixos conforme desejar.

2 - Segundo passo:

Clique no primeiro campo e digite o número do prefixo que você deseja monitorar. Para este exemplo, vamos utilizar um bloco de prefixos da UPX (143.255.200.0/24) que está sendo anunciado em nosso ASN previamente configurado no passo 1. 

Verifique se seu prefixo está no formato correto. No próximo campo é possível nomeá-lo, caso desejado, porém não é obrigatório.

Clique em CONTINUAR para o próximo passo.

Como adicionar prefixos do ASN.

3 - Terceiro passo:

Adicione um fornecedor de trânsito IP/Upstream conectado ao ASN indicado anteriormente.

No primeiro campo é preciso adicionar o ASN do fornecedor de trânsito IP/Upstream. Neste exemplo utilizaremos um número de fornecedor de trânsito IP/Upstream da UPX: 6762. O nome do ASN do fornecedor de trânsito IP será carregado automaticamente. Caso queira, pode alterar este nome de acordo com sua preferência.

Clique em CONTINUAR para o próximo passo.

Como adicionar fornecedores de trânsito IP.


4 - Quarto passo:

Defina as expectativas de anúncios.

O último passo da configuração inicial consiste em definir a expectativa do prefixo em relação ao fornecedor de trânsito IP/Upstream.

Para ligar ou desligar a expectativa basta clicar no botão que está desligado (marcado como não anunciado).

Para finalizar a configuração inicial, clique no botão FINALIZAR.

Como definir as expectativas de anúncios de rotas BGP.


Confirmação de e-mail

Após realizar esta primeira etapa, é necessário confirmar seu e-mail para que o monitoramento comece a funcionar. Basta acessar sua conta de e-mail, localizar a mensagem, clicar no link e acessar o BGP Monitor. Desta forma sua conta estará validada de acordo com as configurações realizadas e o BGP Monitor irá iniciar seu funcionamento.

Visão Geral

Na tela de visão geral é possível acompanhar os status, relacionando as expectativas definidas entre prefixos, ASN e fornecedores de trânsito IP. Você poderá acompanhar em tempo real se alguma expectativa definida estiver com problemas.

O BGP Monitor irá avisá-lo caso a expectativa configurada seja frustrada, ou seja, se estiver marcado como NÃO ANUNCIADO e o prefixo estiver sim anunciado pelo fornecedor de trânsito IP/Upstream, o painel mostrará o erro. O mesmo para o oposto, caso esteja marcado como ANUNCIADO e o fornecedor de trânsito IP/Upstream não estiver anunciando de fato, a ferramenta também identificará.

Painel de acompanhamento do monitoramento das rotas BGP.

Sendo assim, cada prefixo que houver alguma falha de expectativa será gerado um incidente. A fim de encontrar uma solução, é possível clicar para ver mais detalhes. 

Em resumo, baseado nas configurações e expectativas, você receberá alertas para saber se algo crítico está acontecendo e com essa informação buscar uma solução, seja ela dentro da própria empresa ou nos respectivos fornecedores de trânsito IP/Upstreams.

Hijacks

O BGP Monitor avisará sobre sequestro de rota, caso aconteça. Estes alertas serão enviados por e-mail e também aparecem na tela, no espaço superior. Quando não existe problema os indicadores ficam desta forma, e quando ocorre algum erro, mensagens em vermelho aparecem nesta região da tela, indicando o sequestro.

Informação em tempo real sobre sequestro BGP.

Controles

Alertas de áudio podem ser ativados clicando neste item para ligar e desligar. Sempre que ocorrer um incidente, caso deixe o computador ativo no modo sonoro, você poderá ouvir um alarme tocar. Para deixar esta tela em uma televisão, é necessário clicar em ATIVAR MODO TV, que remove distrações e disponibiliza apenas as informações dos prefixos.

Ative os alertas que desejar para ter controle de mudanças de rotas BGP.

Edição e Configuração

Configure e edite o seu painel do BGP Monitor.

No modo de edição é possível fazer a inclusão, modificação e remoção de prefixos, ASNs e fornecedores de trânsito IP/ Upstreams. Você também define as expectativas para cada um dos itens e depois que terminar deve salvar as modificações para que o BGP Monitor faça um ajuste e comece a monitorar de acordo com as novas configurações.

Adicione e exclua prefixos para monitorar a rede BGP.

Quais são os erros mais comuns?

Má configuração de incidentes. Para resolver um falso positivo de incidentes é simples, basta acessar o modo edição, modificar a expectativa do prefixo e salvar.

Caso você tenha realizado tudo corretamente o incidente será corrigido imediatamente.

Incidentes

Este tópico é encontrado na parte superior, abaixo do INÍCIO do painel do BGP Monitor.

Nesta área ficam listados todos os incidentes em detalhes, que estão acontecendo ou que já foram finalizados.

Configurações e Suporte

Nesta área você consegue adicionar endereços de e-mails nos quais deseja receber alertas de incidentes e acessar outras informações como PERFIL e COBRANÇA.

Em SUPORTE você encontrará as informações necessárias para entrar em contato com a equipe da UPX. Esta opção também está no menu da página inicial. Dependendo do plano contratado você terá formas diferentes de contato, como por exemplo, e-mail ou telefone.

Contate o suporte técnico a qualquer momento.

Leia mais

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades da UPX!
Cadastrado com sucesso! Obrigado.
Oops! Ocorreu um problema, tente novamente.