CDN: como distribuir conteúdo de forma rápida e segura

CDN: como distribuir conteúdo de forma rápida e segura

Veja como usar a CDN a seu favor, economizando recurso e investimento. Saiba mais!

Você sabe do que se trata a Content Delivery Network (CDN)? O termo pode parecer técnico e distante da realidade da maioria. Mas já é bastante difundido e, com o aumento do consumo de conteúdo e troca de dados via download e upload na internet, essa tecnologia é fundamental para a distribuição de arquivos, documentos, áudio, vídeos, etc.

Quer saber mais sobre esse tema? Neste post, explicaremos detalhadamente o que é Content Delivery Network, como ela funciona e as principais vantagens da CDN e os motivos pelos quais você deve escolher a Content Delivery Network da UPX. Confira!

O que é Content Delivery Network?

A Content Delivery Network é um termo em inglês que significa "Rede de Distribuição de Conteúdo". Trata-se de uma tecnologia que armazena uma cópia em cache dos conteúdos em diversos servidores pelo mundo para fazer a entrega, sem sobrecarregar o servidor de hospedagem, de forma mais rápida e com menor latência, já que faz a entrega pelo servidor geograficamente mais próximo da requisição e não pelo de origem. O principal objetivo de uma CDN é proporcionar a distribuição de conteúdo com um alto desempenho e disponibilidade.

Esse serviço é útil para empresas de diversos segmentos e diferentes portes. Entre elas, estão lojas virtuais, portais de notícias, Internet Banking, setor público, sites de negócios B2B (empresas que vendem para outras organizações), entre outros, que exijam alta demanda de tráfego de dados.

A CND ajuda quem não tem uma infraestrutura robusta para suportar o pico de acessos a um site, por exemplo.

Kurt Urban, diretor de redes e operações da UPX, destaca a importância da ferramenta para quem tem um alto volume de tráfego e requisições. “A CDN suporta muitas conexões simultâneas, tem banda distribuída e o seu sistema é distribuído pelo mundo. O internauta acessa a CDN, o sistema vai à infraestrutura, pega o conteúdo uma vez e distribui várias vezes. Então, o site que gera esse conteúdo não precisa ter uma infraestrutura e nem muita banda para suportar os picos de acessos”, disse Kurt Urban.

A Content Delivery Network, portanto, funciona como "uma de teia" de diversos servidores que trabalham para regionalizar o armazenamento e a entrega de dados, o que facilita o acesso a conteúdos em diferentes regiões do mundo.

A CDN permite que o conteúdo seja distribuído com mais eficiência, reduz a latência do processo de transferência de informações, aproveita da melhor forma a largura da sua banda, reduzindo a sobrecarga ao servidor de origem.

Otimização de recursos

Como dissemos, a CDN é capaz de suportar uma grande quantidade de acessos e garantir qualidade e performance da conexão, e por isso desempenha um papel fundamental.

Ela também apoia na otimização do uso de banda, como o tráfego de conteúdo de um e-commerce, por exemplo, é entregue pela CDN, a infraestrutura não fica sobrecarregada, mesmo durante altos picos, e sobram recursos na rede que podem ser utilizados por outros serviços como o de videoconferência ou acesso VPN, por exemplo.

Como funciona a Content Delivery Network da UPX?

A UPX tem uma Content Delivery Network própria. Ao contribuir com a entrega de notícias, blog post, imagens, vídeos e arquivos, a CDN da UPX diminui a sobrecarga de servidores que fazem a hospedagem de páginas e aplicações na internet, diminuindo assim a necessidade de investimento em infraestrutura de processamento, o que resulta em economia e outros benefícios.

Quais são as vantagens da CDN da UPX em relação a outras CDNs?

A Content Delivery Network da UPX proporciona diversas vantagens, sobretudo em questões relacionadas à melhora não só da performance e disponibilidade, mas também da segurança. Veja em mais detalhes!

Conectividade robusta

A alta performance é um dos principais objetivos da CDN. A CDN ajuda a manter uma alta disponibilidade ao distribuir os conteúdos pelos servidores geograficamente mais próximos de onde são feitas as requisições, otimizando o desempenho na entrega de uma página e/ou aplicação. Assim, o usuário acessa o servidor mais próximo, sem precisar buscar diretamente no de origem, quando acessa um arquivo, imagem, notícia, vídeo, que ficam como cópias em cache nesses servidores. Como vimos, essa é a função de uma CDN.

Agora qual o diferencial da CDN da UPX?

No caso da UPX, o apoio de uma rede de distribuição bem conectada no território nacional traz um ganho significativo de performance, diminuindo a latência e reduzindo o tempo de resposta dos servidores na hora de entregar os conteúdos. Esse é um grande diferencial para a entrega de conteúdo local em relação a outras soluções que possuem infraestrutura somente no exterior.

Segurança

A Content Delivery Network apresenta o seu próprio sistema de proteção capaz de impedir o tráfego de origens aparentemente não confiáveis. Dessa maneira, o sistema impede que scripts maliciosos roubem dados sensíveis e também protege contra a ação de crackers às aplicações web.

Kurt Urban explica de que forma a CDN da UPX ajuda a garantir a segurança dos diversos tipos de sites.

“Quando ocorre uma uma investida maliciosa em um site ou a uma aplicação, a CDN funciona como uma barreira, já que o atacante verá um universo pequeno de máquinas do sistema. Se ele tentar atacar o servidor para tirá-lo do ar, por exemplo, não terá visão total dos serviços. Dessa forma, se o site ou a aplicação utilizarem a CDN, estarão se protegendo além de acelerar a entrega de seus conteúdos, pois o ofensor terá dificuldade para verificar o servidor original. Além de invasões e intrusões às camadas de aplicação, a CDN da UPX também protege contra ataques de negação de serviço”, diz Kurt Urban.

A negação de serviço, como destaca Kurt Urban, é uma tentativa de sobrecarregar o sistema ou a capacidade computacional e, consequentemente, tornar os seus recursos indisponíveis aos usuários, já que os ataques visam tornar as páginas de um site ou aplicações hospedadas indisponíveis na rede.

Por que o cliente deve escolher a CDN da UPX?

A CDN da UPX, como destacamos neste artigo, apresenta diversas vantagens, pois alia performance e segurança.

A Content Delivery Network, além de distribuir o conteúdo de forma rápida, eficiente e segura - mesmo durante altos em picos de acesso, dispensa o investimento em infraestrutura e processamento, contribuindo para redução de gastos sem que seja necessário a perda de performance, muito pelo contrário.

Considerando todos esses benefícios, vale muito a pena investir nessa tecnologia, ainda mais contando com uma empresa com vasta experiência no mercado de redes e mitigação DDoS.

Está com alguma dúvida sobre o Content Delivery Network? Entre já em contato com a UPX. Estamos dispostos para esclarecer mais questões de performance e segurança.

Leia mais

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades da UPX!
Cadastrado com sucesso! Obrigado.
Oops! Ocorreu um problema, tente novamente.