Blog
Os 5 maiores ataques DDoS já registrados

Os 5 maiores ataques DDoS já registrados


Com o posicionamento das empresas no ambiente virtual, é crescente o número de ataques e tentativas de invasão de redes. Geralmente, os alvos mais em evidência são os servidores de web, nos quais o ataque gera uma demanda intensa de tráfego na rede, fazendo com que os sites e aplicações fiquem inacessíveis.

Neste artigo, você vai saber mais sobre DDoS e conhecer quais foram os 5 maiores ataques já registrados. Confira!

Ataques DDoS: conceitos e características

O ataque de negação de serviço distribuído tem por finalidade gerar a sobrecarga de rede e tornar os recursos computacionais de um sistema indisponível, podendo ocasionar graves prejuízos financeiros para a empresa alvo e podem acontecer de várias formas: 

  • Ataques por inundação: envio de centenas de milhares ou até milhões de pacotes por segundo com objetivo de saturar o processamento dos equipamentos alvo.
  • Ataques por amplificação: utiliza dispositivos mal configurados na internet para fazer eles responderem solicitações simultaneamente, forjando o endereço do alvo como origem do pedido, fazendo dessa forma com que a rede do alvo fique saturada.
  • Ataques por exploração de protocolos: Esses ataques, em parte, podem se misturar com o de amplificação, mas utilizam falhas nos protocolos para saturar algum recurso do alvo (rede ou processamento). Além dos objetivos anteriores, eles podem ser utilizados para ultrapassar proteções do alvo. 

Os 5 maiores ataques DDoS registrados

Quem trabalha com infraestrutura de rede enfrenta inúmeros desafios para garantir a proteção de redes devido ao crescimento constante de ataques DDoS. Veja quais os maiores ataques registrados:

  1. Azure, 2021: em novembro deste ano a Microsoft registrou um ataque DDoS para um cliente da sua estrutura de cloud na Ásia, com uma volumetria de 3,47 Tbps e uma taxa de 340 Mpps.
  2. Google, 2017: neste ano o Google enfrentou um grande ataque de rede, compreendendo 2,54 Tbps por segundo. O ataque foi direcionado ao serviço de cloud.
  3. ASW, 2020: a Amazon divulgou que realizou a mitigação de um grande ataque DDoS, que em seu ápice, disparou um tráfego de 2,3 Tbps. Os ofensores utilizaram servidores web sequestrados para realizar o ataque.
  4. Miraidyn, 2016: esse ataque foi direcionado a um provedor de DNS chamado Dyn e alcançou 1,5 Tbps por segundo; ficaram fora do ar serviços de grandes empresas como a Netflix, PayPal, AirBnb, Visa The New York Times, entre outros.
  5. Github, 2018: a plataforma de desenvolvimento sofreu por vários dias um ataque DDoS que chegou a atingir uma carga de 1,35 Tbps. Foi realizado por motivações políticas e direcionado a dois projetos específicos no GitHub criados para contornar a censura na China.

Esses ataques são considerados de grande impacto em escala mundial. No entanto, existem diversas empresas que enfrentam pequenos ataques em seus sistemas e redes de forma gradativa e, em alguns casos, constante.

Saiba como proteger a sua rede

Um ataque DDoS gera sobrecarga na rede, derrubando sites, páginas na internet e causando a indisponibilidade de serviços e aplicações. Para evitar que seus sistemas sejam atacados, é necessário contar com uma empresa especializada em proteger a infraestrutura de rede e mitigação de DDoS

A UPX possui as melhores soluções do mercado e oferece um suporte capacitado para identificar invasões e ataques DDoS virtuais promovendo ações mais eficazes para a proteção dos sistemas operacionais e seus servidores. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe mais conteúdos sobre cibersegurança e ataques DDoS em nosso Facebook, Instagram e Linkedin!

 

 


Data de publicação:

26/10/2022

Compartilhar:

Confira também:

ASN: qual é a sua importância para os ISPs? Entenda aqui
Geral

ASN: qual é a sua importância para os ISPs? Entenda aqui

Leia mais

O que é SD-WAN e como funciona?
Redes

O que é SD-WAN e como funciona?

Leia mais

DDoS: o que é e como proteger sua rede contra este tipo de ciberataque
Ataques DDoS

DDoS: o que é e como proteger sua rede contra este tipo de ciberataque

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.